domingo, 30 de outubro de 2011

Histórico do Grupo

ATUAÇÃO DO GRUPO

O grupo de pesquisa em artes visuais ArteRaiz, foi criado no ano de 2003 na cidade de Taubaté-SP pelos artistas: Alexandre de Morais, Daniel Alves, Ederson Cruz, Francisco Rodger, Josué Amadeu, Kleber Marcelino, Rafael Silveira, Tiago Künzler e Vanessa Reimberg matriculados na época no 2º ano Regulamentar de Artes Plásticas da Escola Municipal de Música, Artes Plásticas e Cênicas Maestro Fêgo Camargo. Atualmente o grupo conta com cinco integrantes no total. No decorrer de nossos trabalhos, contamos com a participação de artistas plásticos, alunos, professores, profissionais de diversas áreas, instituições públicas e instituições privadas para o desenvolvimento de seus projetos.
A missão do grupo é divulgar e ensinar uma arte autêntica regional, com o diferencial de ser produzida em grupo e acessível a todos.
Todos os integrantes são professores de arte, em fase de formação universitária nas áreas de arte educação, pedagogia e turismo, tendo atuação nas prefeituras de Taubaté e Tremembé, bem como projetos em cidades como Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga.
A atuação do grupo abrange principalmente as cidades do Cone Leste Paulista. Projetos como Esquinas do Vale percorreram cidades como São José dos Campos, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Lorena, Areias, Paraibuna, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Cunha. Essa produção artística, regional e pedagógica sempre foi divulgada através de exposições de obras artísticas, trabalhos executados com alunos e exposições de fotos.
A arte ao vivo é um dos destaques do grupo, em promoção à integração do público com a produção artística. As obras do grupo são produzidas com diversos materiais como a tinta acrílica, bem como explorando questões ambientais nas temáticas desenvolvidas, com quadros com pinturas em pigmento natural que podem ser vistos até mesmo em Dolores no Uruguai.
Outra área de atuação são as oficinas, desenvolvendo assim as atividades artísticas, e dentre elas as de pintura, desenho, serigrafia e gravura, participando inclusive na 52º Semana Monteiro Lobato no Sítio do Pica Pau-Amarelo no ano de 2004 e no período de 01 ano no Instituto Base em Taubaté que atende crianças carentes. Destaque também para o workshop de serigrafia artística realizado por alguns integrantes em maio deste ano na Faculdade Santa Cecília em Pindamonhangaba.
O grupo já promoveu uma pintura ao vivo de um painel durante a 19ª Festa da Colônia Italiana de Quiririm. Também fizemos uma pintura ao vivo no evento DIA MUNDIAL DA ALEGRIA na cidade de Taubaté. Convidados pela Associação Artística Cultural Oswaldo Goeldi, produzimos duas obras ao vivo no Hotel Satélite na cidade de Campos do Jordão, onde ambas ficaram em exposição no Hotel.


EXPOSIÇÕES

2008 - Arte na Montanha
Hotel Satélite - Julho – Campos do Jordão – SP (Pintura ao vivo e exposição das telas).

2006 - 6ª Mostra de Artes de Lorena
Casa de Cultura de Lorena - Agosto – Lorena – SP (Menção Honrosa).

2006 - Exposição fotográfica “Esquinas do Vale”
Faculdade Santa Cecília - Março - Grupo Arte Raiz – Pindamonhangaba-SP.

2006 - Exposição fotográfica “Esquinas do Vale”
EMMAPC Maestro Fêgo Camargo - Fevereiro - Grupo Arte Raiz - Taubaté–SP.

2004 - I Mostra do Arte Raiz
Galeria Polythéama – abril -Taubaté–SP.

2003 - Grupo Arte Raiz
Espaço Cultural Doutor Além – Outubro/Novembro - Campos do Jordão – SP.


IMPRENSA

Programa Papo Vanguarda
Entrevista com o integrante Kleber Marcelino com a participação dos demais integrantes no programa Papo Vanguarda, emissora Vanguarda (Vale do Paraíba-SP).

Jornais impressos
Gazeta dos Municípios, Valeparaibano (Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira), Jornal da Cidade, Diário de Taubaté e Voz do Vale (Taubaté), Tribuna do Norte (Pindamonhangaba).

Espaço na Televisão e no rádio
TV Setorial e TV Vanguarda (Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira); Rádio Difusora (Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira); TV Cidade (Taubaté) e o site Mix TV; Rádio e TV Metropolitana (Vale do Paraíba).

Texto: Kleber Marcelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário